As fibras dos nossos tecidos são naturais e tingidas por plantas. Além disso, muitas das nossas peças contém aplicações em tecido e bordados feitos à mão, que dedicam cuidados no seu uso e sua lavagem. As peças tingidas naturalmente são vivas, podendo obter variações em sua tonalidade de cor. Por isso, são necessários cuidados para que sua peça tenha uma vida longa. Cuidamos no momento da nossa produção e precisamos que vocês também cuidem no uso e na lavagem. Assim, teremos um impacto ambiental positivo.
 

Lavagem: 

  1. Umedeça o tecido de forma correta. Deixe a peça imersa em água pura uma hora antes da lavagem, para que a água possa percorrer toda fibra e a peça fique devidamente úmida, evitando que as partes de toda fibra umedeçam de forma desigual. 
  2. Lave a mão, com sabão neutro e líquido.
  3. Não utilize alvejantes ou sabão com substâncias branqueadoras. 
  4. O excesso de sabão retira a proteção natural do tecido, causando envelhecimento precoce da fibra. Por isso, coloque apenas a quantidade necessária, 100ml por quilo de tecido no máximo. 
     

Máquina: 

  1. Lave preferencialmente a mão. Porém, em caso de lavagem na máquina verifique a inexistência de resquícios na máquina de sabão em pó convencional ou alvejante. 
  2. Posteriormente, deixe a peça umedecendo para que no momento da lavagem esteja devidamente molhada, para que a água possa percorrer toda fibra de tecido e não ocasione manchas. 
  3. Lave no ciclo de lavagem delicado, não misture as peças de cores diferentes com peças de cores neutras e lave sempre a peça do lado avesso. 
     

Secagem: Secar a sombra e sempre pendurar pelas beiradas verticalmente, de forma livre. Isso evita manchas por falta de ar e luminosidade em determinadas áreas das fibras no momento da secagem. 
 

Ferro de Passar: Use ferro na temperatura máxima de 150º. 
 

Armazenamento: Guarde sempre em local arejado e sem umidade. 
As fibras naturais do tecido são sensíveis à luz direta e alta umidade, podendo comprometer as fibras e a coloração. 
 

Uso: 

  1. Os corantes naturais apresentam sensibilidade às substâncias ácidas, como limão, vinagre, bebidas alcoólicas, desodorantes e perfumes. Em contato com esses materiais a coloração pode ser comprometida. 
  2. Para remover as manchas de óleo e gordura, aplique uma quantidade pequena de talco imediatamente. Em seguida, vire a pela do avesso e passe ferro no local. A gordura será transferida para o talco, que se formará uma pasta. Retire esta pasta delicadamente sem friccionar. Lave sua peça posteriormente com água morna. 
  3. Em caso de contato com alimentos ou produtos químicos em geral, diluir bem o sabão neutro em água, colocar a peça totalmente imersa e massagear levemente a área.